segunda-feira, 13 de maio de 2013

VERGONHA!

Somos mesmo um país de pouca memória. Estou vendo puco movimento apesar de hoje se comemorar o dia nacional da vergonha, quando fazem 125 de edição da Lei Áurea. Pô, vergonha por que? Não foram os negros escravizados libertos nesse dia? Não, aliás nunca foram! Essa Lei foi uma jogada política ara tentar salvar a Monarquia que agonizava na UTI da História e viria sucumbir de fato pouco mais de um ano depois. Na data da edição da Lei consta haverem no país pouco mais de doze mil escravos, face aos fatores anteriores ocasionados pela proibição do tráfico imposta pelos ingleses, além da Lei do Ventre Livre e do Sexagenário. Na verdade nossos antepassados jogaram milhões de negros e mulatos, ainda hoje esmagadora maioria da população brasileira, nas ruas, incentivando a criação de guetos, mocambos e favelas. Analfabetos, sem nenhum treinamento profissional, apenas sabendo executar os chamados "trabalhos de graxa" como diziam em Portugal no tempo dos mouros; habilidades manuais e mais nada. Nenhuma indenização pelos séculos de sofrimento carregando nas costas um país e mantendo no poder uma nobreza falida desde o começo. Assim chegamos às cotas hoje. As gerações futuras não podem ser responsabilizadas pelas barbáries cometidas pelos povos no passado. Seria uma vida constantemente sangrando em veias abertas destilando injustiça, dor e morte, mas é sempre bom saber o que este país fez com os negros africanos e seus descendentes brasileiros. Pesquisas de Richardson, David & Eltis, David, atualizadas desde 1999 (Ed. Emory, CDRom), expõem as vísceras apodrecidas de nosso passado:
a) Foram realizadas cerca de 35.000 viagens negreiras entre 1.501 e 1.867 quando foi suspenso o tráfico, mesmo os contrabandos;
b) Só no ápice do tráfico, entre os séculos XVIII e XIX, 775.000 crianças africanas foram traficadas;
c) Es estimativas de desembarque são as seguintes, conforme o século e número de escravos:
1513-1600: 50.000
1601-1700: 560.00)
1701-1800: 1.680.100
1801 - 1867: 1.739.300
Um total de 4.009.400 que praticamente quadruplicaram em terras brasileiras com os nascimentos que vingaram.
d) a máscara está caindo sobre factoides históricos acerca de terem sido mercadores ingleses os maiores traficantes. Não! Três quartos dos mercadores que controlavam o tráfico (conf. Florentino, Manolo, UFRJ, sine data) entre 1790 e 1830 (só 40 anos de registros confiáveis), ERAM SEDIADOS NO BRASIL (Rio de Janeiro, Salvador e Recife). Além disso, vamos à verdade MAIS ACACHAPANTE SOBRE UMA MENTIRA DA HISTÓRIA OFICIAL: Navios britânicos trouxeram da África 3,1 milhões de escravos para suas colônias, incluindo os Estados Unidos. Navios brasileiros e portugueses "carregaram" 5,8 milhões de "peças", sendo 95% delas para o Brasil, transformando nosso país em CAMPEÃO INTERGALÁTICO DE TRÁFICO DE ESCRAVOS EM TODA A HISTÓRIA.
Ao terminar e pedir, pelo menos, um minuto de silêncio por esses números ao terminar de lê-los, saiba que,  segundo dados de 2012, foram libertos cerca de 4,8 milhões de escravos no Brasil de hoje, entre negros e outras etnias. Sem direito a usufruir, ao menos, a Lei Áurea. Simples assim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário